Direitos da população LGBTQI+ é tema de aula virtual com sindicalistas da região nordeste

14/05/2021 - 09:28

Curso é desenvolvido em parceria com o Solidarity Center, Fundação Laudes e Dieese.

Fruto de um projeto que está sendo realizado em parceria com o Solidarity Center e apoiado pela  Fundação Laudes e Dieese, a CNTRV iniciou no último sábado, 8, um curso virtual sobre Direitos da População LGBTQI+. Acesso o folder AQUI.

Na primeira aula, desenvolvida com sindicalistas e trabalhadores/as de base da região nordeste, a consultora Thara Wells abordou uma séria de situações em que a sociedade brasileira tenta impedir o exercício pleno da cidadania da população LGBT. “Questões como nome social, utilização de banheiro, adoção, casamento, tratamento de saúde, dentre outras, podem se tornar grandes obstáculos para que pessoas transgêneras possam ter uma vida, de fato, feliz”, expressou a consultora.

Usando exemplos práticos, muitos deles de sua própria vivência como mulher trans, Thara explicou aos cursistas como apoiar, enquanto aliados, pessoas LGBTs  vítimas de bullying, assédio moral e discriminação seja por questões de orientação sexual ou gênero.

Assista a aula da consultora Thara Wells na íntegra AQUI.

 

O que significa?

Thara falou sobre o significado da sigla LGBTQIA+ e explicou as diferenças entre aspectos de sexualidade e gênero. “Para nós, sindicalistas, é fundamental aprender mais sobre este tema para representar melhor os trabalhadores e trabalhadoras LGBTs. Mais do que aprender sobre o assunto, precisamos nos colocar no lugar dessas pessoas e exercitar nossa empatia”, declarou Cida Trajano, presidente da CNTRV.

Conheça mais sobre as siglas AQUI.

 

Iniciativa pioneira

O curso é pioneiro no ramo vestuário da CUT e será desenvolvido também nas regiões sul e sudeste do país. Neste sábado, 15, será a vez do consultor Pérsio Plensack falar sobre sexualidade e identidade de gênero nas relações de trabalho.

A aula será transmitida Ao Vivo no Facebook. Para entrar na sala se aula, acesse o flyer com o link AQUI.