Brasil recebe segunda etapa do Intercâmbio de Juventude da IndustriALL

Jovem sindicalista do ramo vestuário participou do encontro, realizado em maio, na capital paranaense

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 25/06/2019 - 08:01 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 25/06/2019 - 08:01

Divulgação

De 27 a 31 de maio, a dirigente do Sindicato dos Calçadistas de Itapetinga (BA), Mayara Feitosa, integrou um grupo de jovens sindicalistas latino americanos e caribenhos no segundo encontro de um intercâmbio promovido pela IndsutriALL Global Union, com apoio do IG Metall da Alemanha e Fundação Friedrich Ebert. O encontro aconteceu em Curitiba e teve como eixo central a apresentação da delegação brasileira sobre a história do movimento sindical no país e a atual conjuntura política e econômica, em que a reforma trabalhista e a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) ameaçam o emprego, os direitos, a educação e o futuro da juventude trabalhadora.

Etapas
    A primeira etapa do projeto foi realizado em Buenos Aires, em outubro de 218. Já o terceiro e último encontro está programado para ocorrer na Alemanha, no próximo ano. Para Mayara, a experiência é “inspiradora”. “Estamos tendo a oportunidade de trocar ideias e experiências com Jovens sindicalistas de 10 países latino-americanos, que são trabalhadores e trabalhadores de vários setores industriais. Durante essa troca, reconhecemos desafios comuns para a juventude trabalhadora da América Latina e Caribe e nos inspiramos em exemplos organizativos mais inclusivos, como ocorre na Alemanha, por exemplo”, destacou Mayara.

Negociação coletiva e comunicação

    Um dos desafios debatidos pelos participantes do intercâmbio se refere à inclusão da juventude nos processos de negociação coletiva. “Quando o assunto é negociação, tanto na pauta, quanto no processo em si, no geral, ainda falta a participação da juventude. Os sindicatos não priorizam espaços onde os mais jovens possam dialogar sobre sua própria organização e isso os afasta das lutas sindicais. Também é preciso avançar no processo comunicativo entre o sindicato e juventude trabalhadora. A abordagem utilizada atualmente não tem gerado o resultado esperado”, argumentou.

Título: Brasil recebe segunda etapa do Intercâmbio de Juventude da IndustriALL, Conteúdo: De 27 a 31 de maio, a dirigente do Sindicato dos Calçadistas de Itapetinga (BA), Mayara Feitosa, integrou um grupo de jovens sindicalistas latino americanos e caribenhos no segundo encontro de um intercâmbio promovido pela IndsutriALL Global Union, com apoio do IG Metall da Alemanha e Fundação Friedrich Ebert. O encontro aconteceu em Curitiba e teve como eixo central a apresentação da delegação brasileira sobre a história do movimento sindical no país e a atual conjuntura política e econômica, em que a reforma trabalhista e a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) ameaçam o emprego, os direitos, a educação e o futuro da juventude trabalhadora. Etapas     A primeira etapa do projeto foi realizado em Buenos Aires, em outubro de 218. Já o terceiro e último encontro está programado para ocorrer na Alemanha, no próximo ano. Para Mayara, a experiência é “inspiradora”. “Estamos tendo a oportunidade de trocar ideias e experiências com Jovens sindicalistas de 10 países latino-americanos, que são trabalhadores e trabalhadores de vários setores industriais. Durante essa troca, reconhecemos desafios comuns para a juventude trabalhadora da América Latina e Caribe e nos inspiramos em exemplos organizativos mais inclusivos, como ocorre na Alemanha, por exemplo”, destacou Mayara. Negociação coletiva e comunicação     Um dos desafios debatidos pelos participantes do intercâmbio se refere à inclusão da juventude nos processos de negociação coletiva. “Quando o assunto é negociação, tanto na pauta, quanto no processo em si, no geral, ainda falta a participação da juventude. Os sindicatos não priorizam espaços onde os mais jovens possam dialogar sobre sua própria organização e isso os afasta das lutas sindicais. Também é preciso avançar no processo comunicativo entre o sindicato e juventude trabalhadora. A abordagem utilizada atualmente não tem gerado o resultado esperado”, argumentou.



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.