CNTRV e IndustriALL Global Union debatem Rede Sindical da Vulcabrás/Azaleia

Mesmo após fechamento de fábricas e demissões em massa no Brasil, grupo continua empregando mais de 15 mil, segundo informações institucionais

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 22/03/2021 - 12:03 • Última modificação: 22/03/2021 - 12:11 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 22/03/2021 - 12:03 Última modificação: 22/03/2021 - 12:11

Diego Orejula

Após o fechamento de seis fábricas na Bahia, interromper as fabricações em sua filial no Rio Grande do Sul e demitir cerca de 8,9 mil funcionários, o grupo Vulcabrás/Azaleia continua sendo um dos maiores no setor calçadista em todo o país. Com 3 fábricas no Brasil, uma na Argentina e outra na Índia, a empresa ostenta em seu site a informação de que emprega mais de 15 mil brasileiros/as.

Muitos desses trabalhadores são representados por sindicatos filiados à Confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT, CNTRV, que busca articular a construção de uma Rede de Trabalhadores com objetivo de unificar pautas, negociações coletivas e mobilizações sindicais em todas as unidades. Para tanto, a entidade busca apoio junto à IndustriALL Global Union, uma Federação Sindical Global que representa cerca de 50 milhões de trabalhadores de diversos setores industriais em 140 países.

 

AVANÇOS

Uma reunião virtual foi realizada no último dia 9 apontou caminhos para a organização da Rede de Trabalhadores da Vulcabrás/Azaleia. “Precisamos iniciar um debate amplo sobre as principais reivindicações e implementar a unidade na negociação coletiva. Essa é a única forma de garantir empregos, direitos e melhores salários para trabalhadores e trabalhadoras em todas as unidades dessa empresa do Brasil”, propôs Cida Trajano, presidenta da CNTRV.

Já o representante da IndustriALL Global Union na América Latina, Marino Vani, destacou que as Redes de Trabalhadores são importantes para o combate de práticas de grandes empresas que  ampliam cada vez mais o trabalho precário e estabelecem relações sindicais difíceis de serem suportadas, como é o caso das instalações em maquilas e zonas francas, por exemplo. A entidade destacou seu apoio às ações que busquem consolidar a Rede de Trabalhadores da Vulcabrás/Azaleia.

Participaram da reunião a Federação Democrática dos Sapateiros do RS; Sindicato dos trabalhadores nas indústrias de Calçados de Itapetinga – Bahia; e Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias Têxteis do estado do estado do Ceará.

 

ENCAMINHAMENTOS

As entidades filiadas à CNTRV que representam trabalhadores do grupo Vulcabrás/Azaleia apresentarão dados que servirão de base para a construção de uma pauta unificada de reivindicações. Além disso, a Federação Democrática dos Sapateiros do RS encaminhará junto ao DIESSE uma pesquisa que revele dados atualizados da empresa. Estas informações serão apresentadas num Seminário de Planejamento da Rede de Trabalhadores da Vulcabrás/Azaleia organizado pela CNTRV.

 

Título: CNTRV e IndustriALL Global Union debatem Rede Sindical da Vulcabrás/Azaleia, Conteúdo: Após o fechamento de seis fábricas na Bahia, interromper as fabricações em sua filial no Rio Grande do Sul e demitir cerca de 8,9 mil funcionários, o grupo Vulcabrás/Azaleia continua sendo um dos maiores no setor calçadista em todo o país. Com 3 fábricas no Brasil, uma na Argentina e outra na Índia, a empresa ostenta em seu site a informação de que emprega mais de 15 mil brasileiros/as. Muitos desses trabalhadores são representados por sindicatos filiados à Confederação Nacional do Ramo Vestuário da CUT, CNTRV, que busca articular a construção de uma Rede de Trabalhadores com objetivo de unificar pautas, negociações coletivas e mobilizações sindicais em todas as unidades. Para tanto, a entidade busca apoio junto à IndustriALL Global Union, uma Federação Sindical Global que representa cerca de 50 milhões de trabalhadores de diversos setores industriais em 140 países.   AVANÇOS Uma reunião virtual foi realizada no último dia 9 apontou caminhos para a organização da Rede de Trabalhadores da Vulcabrás/Azaleia. “Precisamos iniciar um debate amplo sobre as principais reivindicações e implementar a unidade na negociação coletiva. Essa é a única forma de garantir empregos, direitos e melhores salários para trabalhadores e trabalhadoras em todas as unidades dessa empresa do Brasil”, propôs Cida Trajano, presidenta da CNTRV. Já o representante da IndustriALL Global Union na América Latina, Marino Vani, destacou que as Redes de Trabalhadores são importantes para o combate de práticas de grandes empresas que  ampliam cada vez mais o trabalho precário e estabelecem relações sindicais difíceis de serem suportadas, como é o caso das instalações em maquilas e zonas francas, por exemplo. A entidade destacou seu apoio às ações que busquem consolidar a Rede de Trabalhadores da Vulcabrás/Azaleia. Participaram da reunião a Federação Democrática dos Sapateiros do RS; Sindicato dos trabalhadores nas indústrias de Calçados de Itapetinga – Bahia; e Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias Têxteis do estado do estado do Ceará.   ENCAMINHAMENTOS As entidades filiadas à CNTRV que representam trabalhadores do grupo Vulcabrás/Azaleia apresentarão dados que servirão de base para a construção de uma pauta unificada de reivindicações. Além disso, a Federação Democrática dos Sapateiros do RS encaminhará junto ao DIESSE uma pesquisa que revele dados atualizados da empresa. Estas informações serão apresentadas num Seminário de Planejamento da Rede de Trabalhadores da Vulcabrás/Azaleia organizado pela CNTRV.  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.