Feministas de todo o mundo definem os 10 pontos inegociáveis na luta por igualdade

A Secretária pela Igualdade Racial da entidade, Arlete Silva, participou do evento

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 27/03/2018 - 12:11 • Última modificação: 27/03/2018 - 12:27 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 27/03/2018 - 12:11 Última modificação: 27/03/2018 - 12:27

Arquivo Arlete Silva A dirigente da CNTRV, Arlete Silva, representou o Ramo Vestuário da CUT no FSM

               Durante o Fórum Social Mundial, realizado de 13 a 17 de março, em Salvador (BA), mulheres de várias regiões de mundo participaram a Assembleia Mundial das Mulheres. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT, CNTRV, foi representada por sua Secretária pela Igualdade Racial, Arlete Silva Santos.

                Com o tema “Contra o Feminicídio e o Machismo” a Assembleia aconteceu no Terreiro de Jesus, próximo ao Pelourinho, no dia 16 de março, e deliberou os 10 pontos inegociáveis na luta por igualdade de gênero. “Trata-se de um marco importante para o fortalecimento da luta por igualdade travada pelas organizações feministas e suas militantes em todo o mundo. A deliberação funciona como uma espécie de consenso global sobre nossa pauta prioritária”, declarou Arlete.

                Para a sindicalista, “no Brasil a organização das mulheres tem obtido grandes vitórias como a aplicação da Lei Maria da Penha e a igualdade salarial garantida na grande maioria das convenções coletivas assinadas por sindicatos sérios e combativos. Contudo, a participação das mulheres na política e a presença feminina nos espaços de poder ainda é um desafio a ser superado. O país conta com uma população feminina superior ao número de homens, mas tem somente 45 deputadas federias, contra 468 parlamentares do sexo masculino. Isso se reflete no Senado, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores”, destacou.

 

Os 10 pontos inegociáveis:

1)  Racismo

2)  Pluralidade

3) Solidão da Mulher Negra

4) Diferença Salarial

5) Desafios da Maternidade

6) Diversidade de corpos

7) Assédio

8)  Lesbofobia

9) Objetificação

10) Violência

 

Título: Feministas de todo o mundo definem os 10 pontos inegociáveis na luta por igualdade, Conteúdo:                Durante o Fórum Social Mundial, realizado de 13 a 17 de março, em Salvador (BA), mulheres de várias regiões de mundo participaram a Assembleia Mundial das Mulheres. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT, CNTRV, foi representada por sua Secretária pela Igualdade Racial, Arlete Silva Santos.                 Com o tema “Contra o Feminicídio e o Machismo” a Assembleia aconteceu no Terreiro de Jesus, próximo ao Pelourinho, no dia 16 de março, e deliberou os 10 pontos inegociáveis na luta por igualdade de gênero. “Trata-se de um marco importante para o fortalecimento da luta por igualdade travada pelas organizações feministas e suas militantes em todo o mundo. A deliberação funciona como uma espécie de consenso global sobre nossa pauta prioritária”, declarou Arlete.                 Para a sindicalista, “no Brasil a organização das mulheres tem obtido grandes vitórias como a aplicação da Lei Maria da Penha e a igualdade salarial garantida na grande maioria das convenções coletivas assinadas por sindicatos sérios e combativos. Contudo, a participação das mulheres na política e a presença feminina nos espaços de poder ainda é um desafio a ser superado. O país conta com uma população feminina superior ao número de homens, mas tem somente 45 deputadas federias, contra 468 parlamentares do sexo masculino. Isso se reflete no Senado, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores”, destacou.   Os 10 pontos inegociáveis: 1)  Racismo 2)  Pluralidade 3) Solidão da Mulher Negra 4) Diferença Salarial 5) Desafios da Maternidade 6) Diversidade de corpos 7) Assédio 8)  Lesbofobia 9) Objetificação 10) Violência  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.