Jaú: Trabalhadores calçadistas elegem nova direção do Sindicato

Diretores/as tomam posse em setembro

Escrito por: Redação STI Calçadistas de Jaú • Publicado em: 28/07/2019 - 12:26 Escrito por: Redação STI Calçadistas de Jaú Publicado em: 28/07/2019 - 12:26

Diego Orejuela

Nos dias 10 e 11 de julho, o Sindicato dos calçadistas de Jaú realizou eleição para nova diretoria. Com uma urna fixa na sede e outras nove percorrendo as fábricas, o processo eleitoral garantiu ampla participação de sócios e sócias e elegeu a Chapa 1, encabeçada pelo atual presidente Miro Jacintho.

A apuração dos votos ocorreu no dia 11 de julho e a posse da nova direção está prevista para setembro desse ano, cujo mandato vai até 2023.

Mulheres

A Chapa eleita conta com 18 membros, dos quais 6 são mulheres. “Um de nossos grandes desafios é ampliar a participação das mulheres na direção e nas ações sindicais. Praticamente metade da categoria é formada por mulheres e a presença delas na direção do Sindicato faz toda diferença para que as pautas e o processo de negociação coletiva busquem, cada vez mais, a igualdade de gênero nos locais de trabalho. Mesmo que a Convenção Coletiva estabeleça salário igual entre homens e mulheres, na prática, isso não acontece”, analisou Miro Jacintho.

Segundo levantamento feito pelo Departamento de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese) mulheres que trabalham nas fábricas de calçados de Jaú tem salários inferiores aos homens, quando os valores são superiores ao piso estabelecido na Convenção Coletiva. “Isso quer dizer que as empresas respeitam a paridade salarial entre homens e mulheres apenas no piso. Os maiores salários são pagos para os homens”, explica o coordenador técnico do Dieese Victor Pagani.

Desafios

O desemprego, o trabalho sem registro, a reforma trabalhista ganhando força e o surgimento de novos ataques aos direitos dos trabalhadores, impõem à direção eleita grandes desafios. “Muitas empresas de calçados estão cometendo práticas antissindicais, o que é um crime. A intenção é fragilizar o Sindicato e abrir caminho para a implementação da reforma trabalhista na íntegra e aprofundar ainda mais o trabalho precário”, apontou Jacintho que enfatiza: “agradeço a confiança depositada em mim e demais membros da Chapa 1 e reforço nosso compromisso de defender os interesses da categoria e de toda da classe trabalhadora”.

Título: Jaú: Trabalhadores calçadistas elegem nova direção do Sindicato, Conteúdo: Nos dias 10 e 11 de julho, o Sindicato dos calçadistas de Jaú realizou eleição para nova diretoria. Com uma urna fixa na sede e outras nove percorrendo as fábricas, o processo eleitoral garantiu ampla participação de sócios e sócias e elegeu a Chapa 1, encabeçada pelo atual presidente Miro Jacintho. A apuração dos votos ocorreu no dia 11 de julho e a posse da nova direção está prevista para setembro desse ano, cujo mandato vai até 2023. Mulheres A Chapa eleita conta com 18 membros, dos quais 6 são mulheres. “Um de nossos grandes desafios é ampliar a participação das mulheres na direção e nas ações sindicais. Praticamente metade da categoria é formada por mulheres e a presença delas na direção do Sindicato faz toda diferença para que as pautas e o processo de negociação coletiva busquem, cada vez mais, a igualdade de gênero nos locais de trabalho. Mesmo que a Convenção Coletiva estabeleça salário igual entre homens e mulheres, na prática, isso não acontece”, analisou Miro Jacintho. Segundo levantamento feito pelo Departamento de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese) mulheres que trabalham nas fábricas de calçados de Jaú tem salários inferiores aos homens, quando os valores são superiores ao piso estabelecido na Convenção Coletiva. “Isso quer dizer que as empresas respeitam a paridade salarial entre homens e mulheres apenas no piso. Os maiores salários são pagos para os homens”, explica o coordenador técnico do Dieese Victor Pagani. Desafios O desemprego, o trabalho sem registro, a reforma trabalhista ganhando força e o surgimento de novos ataques aos direitos dos trabalhadores, impõem à direção eleita grandes desafios. “Muitas empresas de calçados estão cometendo práticas antissindicais, o que é um crime. A intenção é fragilizar o Sindicato e abrir caminho para a implementação da reforma trabalhista na íntegra e aprofundar ainda mais o trabalho precário”, apontou Jacintho que enfatiza: “agradeço a confiança depositada em mim e demais membros da Chapa 1 e reforço nosso compromisso de defender os interesses da categoria e de toda da classe trabalhadora”.



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.