Pé na estrada: projeto sobre novas relações de trabalho realiza atividade em Pouso Alegre (MG)

Direção do SINDICAVESPAR debateu propostas para organizar trabalhadores não celetistas

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 09/02/2023 - 17:24 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 09/02/2023 - 17:24

Divulgação Diretoria do SINDICAVESPAR, Pouso Alegre (MG)

Na última terça-feira, 7, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Pouso Alegre e região, SINDICAVESPAR, recebeu uma equipe do projeto “Novas Relações de Trabalho: Organização e Representação Sindical”, realizado pela CNTRV, com apoio do Solidarity Center. A atividade reuniu lideranças sindicais em torno de um debate sobre como organizar e representar membros da categoria que estão pejotizados ou em situação de informalidade.

MEIs

Definir uma estratégia para o diálogo e a organização de trabalhadoras e trabalhadores MEIs foi um dos pontos debatidos. De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato, existem 2047 MEIs registradas em sua base de representação, das quais 1561 são mulheres.

Tornar o estatuto sindical responsivo à esta realidade é um passo importante, mas, segundo o debate, é possível tomar iniciativas imediatas. “É importante obter condições jurídicas para organizar as trabalhadoras e trabalhadores não celetistas, mas, sob o ponto de vista imediato,  é possível promover ações coletivas capazes de melhorar as condições de vida e de trabalho dessas pessoas. O diálogo social com as prefeituras é uma dessas ações”, enfatizou Márcio Mário, presidente do SINDICAVESPAR.

Para apoiar a iniciativa do Sindicato, o projeto disponibilizará um material de apoio cuja prova já foi apresentada aos dirigentes durante a reunião. O boletim é voltado à orientação e mobilização de trabalhadores e trabalhadoras informais ou pejotizados(as).

Título: Pé na estrada: projeto sobre novas relações de trabalho realiza atividade em Pouso Alegre (MG), Conteúdo: Na última terça-feira, 7, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Pouso Alegre e região, SINDICAVESPAR, recebeu uma equipe do projeto “Novas Relações de Trabalho: Organização e Representação Sindical”, realizado pela CNTRV, com apoio do Solidarity Center. A atividade reuniu lideranças sindicais em torno de um debate sobre como organizar e representar membros da categoria que estão pejotizados ou em situação de informalidade. MEIs Definir uma estratégia para o diálogo e a organização de trabalhadoras e trabalhadores MEIs foi um dos pontos debatidos. De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato, existem 2047 MEIs registradas em sua base de representação, das quais 1561 são mulheres. Tornar o estatuto sindical responsivo à esta realidade é um passo importante, mas, segundo o debate, é possível tomar iniciativas imediatas. “É importante obter condições jurídicas para organizar as trabalhadoras e trabalhadores não celetistas, mas, sob o ponto de vista imediato,  é possível promover ações coletivas capazes de melhorar as condições de vida e de trabalho dessas pessoas. O diálogo social com as prefeituras é uma dessas ações”, enfatizou Márcio Mário, presidente do SINDICAVESPAR. Para apoiar a iniciativa do Sindicato, o projeto disponibilizará um material de apoio cuja prova já foi apresentada aos dirigentes durante a reunião. O boletim é voltado à orientação e mobilização de trabalhadores e trabalhadoras informais ou pejotizados(as).



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.