CNTRV lança edição 2024 da campanha ‘Nós Vestimos Todas as Cores’
Reunião com dirigentes do ramo do vestuário da CUT de todo país define cronograma de ações da campanha de combate à discriminação e à LGBTfobia nos ambientes de trabalho
Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 08/05/2024 - 17:37 • Última modificação: 08/05/2024 - 18:10 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 08/05/2024 - 17:37 Última modificação: 08/05/2024 - 18:10Divulgação
Uma reunião virtual com a participação de dirigentes sindicais de várias partes do país marcou nesta quarta-feira (8/5) o lançamento oficial da edição de 2024 da campanha “Nós Vestimos Todas as Cores”, criada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV) em parceria com o DIEESE e com apoio do Fundo Brasil.
O evento representa a retomada da campanha de luta contra a discriminação e o preconceito contra trabalhadores e trabalhadoras LGBTQIAPN+ que já existe há dois anos e que colocou a CNTRV como referência sindical nessa batalha por dignidade nos ambientes de trabalho.
De acordo com Cida Trajano, presidenta da CNTRV, a edição deste ano da campanha terá um foco especial voltado para os trabalhadores e trabalhadoras da base. O tema escolhido neste ano para essa conversa direta com o chão de fábrica é: “A sexualidade das pessoas não afeta o ambiente de trabalho. O preconceito e a discriminação, sim!”.
“Nas edições anteriores, promovemos ações e fizemos conversas com as empresas e entidades representativas do setor patronal, propondo medidas, muitas delas administrativas, que ajudassem no combate a todo tipo de discriminação. Além disso, sindicatos do ramo conquistaram cláusulas em suas convenções que dão maiores garantias a esses trabalhadores e trabalhadoras. Agora, chegou a vez de falarmos diretamente com a pessoa que trabalha na fábrica, pois o preconceito é enraizado na nossa sociedade e muitas vezes vem do próprio colega de trabalho”, explica Cida Trajano.
A reunião definiu um cronograma de ações a serem desenvolvidas por todas as entidades sindicais do ramo do vestuário até o próximo dia 30 de maio, período mais intenso da campanha. No mês que vem, novas atividades serão colocadas em prática, especialmente em função do Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado em 28 de junho.
Ativismo digital
A reunião definiu como uma das estratégias primordiais a exploração incansável por parte das entidades sindicais do ramo do vestuário dos recursos disponíveis nas redes sociais. O objetivo é levar a mensagem da campanha ao maior número possível de trabalhadores e trabalhadoras.
O cronograma está organizado em três grupos de ações, sendo que os dois primeiros começaram já neste dia 8 de maio, com prazo final no último dia do mês, com foco no ativismo digital (postagens nas diversas redes sociais do ramo e da campanha e incentivo aos compartilhamentos).
A Ação 1 prevê a divulgação de cards produzidos pelo DIEESE e o incentivo ao ativismo digital nas contas vinculadas da campanha, como @cntrvcut, @vistavctambém e o canal Roupa Colorida (YouTube). Além de cards, esta etapa também cuidará de divulgar vídeo do DIEESE e produzir reels a partir dos vídeos já publicados pela CNTRV.
A Ação 2 tem foco em campanha de sindicalização, também tendo como instrumento as redes sociais. Nesta etapa, estão previstas a publicação de reels, shorts e cards associando a luta contra a LGBTfobia no local de trabalho com a importância da sindicalização.
Já a Ação 3, prevista para acontecer entre os dias 10 e 30 de maio, levará os dirigentes aos locais de trabalho para contato direto com os alvos preferenciais da campanha, os trabalhadores e trabalhadoras.
Nesta etapa, está programada a distribuição dos boletins e o registro dessa atividade nas redes da campanha. Haverá também a reprodução de um material padrão sobre o tema, que deverá ser utilizado pelos sindicatos em palestras nas SIPAATs e outras atividades relacionadas.
“A luta por ambientes de trabalho livres de discriminação e preconceito é uma tarefa sindical permanente. Por isso, a participação de todos os dirigentes do ramo é indispensável para que a campanha continue sendo uma referência nacional sobre o tema", concluiu Trajano.
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